Novo Topo Maio
revistaotira
Home Assembleia Legislativa SE Sergipe

Assembleia Legislativa SE / Histórico

Histórico

Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe

Av. Ivo do Prado, s/n - Palácio Construtor João Alves - Centro

CEP.: 49010-050  www.al.se.leg.br

A nossa história
Em Sergipe, o Poder Legislativo foi instituído através da Assembleia Provincial, em 1835, no salão do Convento de São Francisco, em São Cristóvão, e logo depois, na casa de balcão, vizinha ao Palácio do Governo. Com a mudança da Capital para Aracaju, em 17 de março de 1855, sua nova sede foi instalada no Palácio Fausto Cardoso – hoje, Escola do Legislativo João de Seixas Dória. Em 1987, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe se estabeleceu no Palácio Governador João Alves Filho, atualmente, denominado Palácio Construtor João Alves.
O Poder Legislativo de Sergipe é representado por 24 deputados e deputadas eleitos e eleitas para cumprirem um mandato de quatro anos. O parlamento sergipano elabora as leis com o objetivo de governar em benefício da população, funcionando como uma caixa de ressonância da opinião pública: eles falam em nome dos cidadãos, legislam apresentando, discutindo e deliberando proposições legislativas, fiscalizam e controlam a execução de ações e atos do Poder Executivo, e investigam ocorrências de ilícitos, através das Comissões Parlamentares de Inquérito.
A Assembleia Legislativa de Sergipe, a Casa do Povo, contribui para a formação do cidadão crítico e consciente, dentro do sistema democrático brasileiro, desenvolvendo atividades para dar maior visibilidade à sociedade das suas atividades. O intuito é fomentar o desejo de participação ativa da vida pública do Estado, o acompanhamento da dinâmica dos trabalhos dos nossos e das nossas parlamentares, através da programação da TV Alese, incluindo a transmissão ao vivo das Sessões Plenárias, Sessões Especiais e Audiências Públicas. O cidadão ainda conta com este site, as redes sociais, as Sessões Intinerantes, os Projetos “Visita à Casa do Povo” e “Parlamentar por Um Dia” (desenvolvidos pela Escola do Legislativo), além da Cia de Arte Alese, e do Corales (coral da Alese).
Acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo de Sergipe é uma das formas de exercício da cidadania, é ter voz ativa para idealizar a elaboração das leis, é fiscalizar, é definir o futuro de um povo presente nas decisões parlamentares, é legitimar o Estado Democrático de Direito, é responsabilidade e comprometimento com a sociedade, promovendo o seu bem-estar. Venha exercer a cidadania: participe, seja ativo e presente!
A Casa é sua!
Eventos Veteranos